Projetos Educacionais

Além do ambiente educacional, oferecemos ainda amizade, segurança e tudo que seu filho necessita para seu amplo desenvolvimento com:

PROJETOS

O Colégio Aprendiz do Futuro em parceria com a Revista Época Educação tem como objetivo desenvolver projetos que estimulem e proporcionem atividades que envolvam as diversas habilidades de nossos educandos.
Em 2009 com o Projeto Alimentação Saudável, ganhamos um espaço na revista apresentando o desenvolvimento de nosso projeto , desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Em 2010, participamos do concurso de Desenho para a capa da revista abordando o Tema Meio Ambiente e , dos três desenhos enviados, dois foram selecionados .

Em 2011, a proposta da Revista Época Educação foi desenvolver produções de contos curtos relacionados ao cotidiano da escola. Dos vinte e sete selecionados pela Revista Época , recebemos o Prêmio do 4º lugar.

Além dos projetos direcionados a Revista Época Educação, outros foram desenvolvidos pelos educadores com o objetivo de auxiliar no processo ensino-aprendizagem e socialização dos alunos. Podemos citar o projeto “Contadores de Histórias”, o “Projeto Eleições” o “Projeto Paranapiacaba” , “Feira de Ciências”, “Feira Cultural”, entre outros.

Para os alunos do Ensino Médio é desenvolvido o Projeto de Iniciação Cientifica que tem proporcionado a capacidade de desenvolver o conhecimento e a incorporação de um conceito novo ou original sobre um fato ou um fenômeno qualquer por meio de pesquisas e investigações , auxiliando-os na construção de Monografias de acordo com as normas da ABNT.

Projeto “PIC” – (Projeto de Iniciação Científica)
OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de ter um contato mais elaborado com o mundo da pesquisa acadêmica.
JUSTIFICATIVA:
Foi detectada a dificuldade dos alunos em desenvolver projetos de pesquisa, quando os mesmos concluem o Ensino Médio e ingressam no Ensino Superior. Para tanto, desenvolveu-se o projeto em 2007, no qual obtivemos resultados altamente satisfatórios comprovados através dos trabalhos apresentados na banca e nas monografias.
ESTRATÉGIAS:
Levantamento, leitura e análise de referências bibliográficas sobre os temas escolhidos e pesquisados pelos alunos do Ensino Médio nas diversas áreas do conhecimento.
TAREFAS:
Orientações para pesquisas e estruturação de monografias e metodologia do trabalho cientifico; auxílio nas pesquisas de campo, entre outras atividades.
RECURSOS:
• Biblioteca da escola e públicas;
• Sala de Informática;
• Data Show;
• Sala de Vídeo;
• Laboratório;
• Retro Projetor.

PROJETO PEDAGÓGICO:

Com intuito de inserir os alunos concluintes do Ensino Médio no mundo do trabalho e da pesquisa acadêmica, o projeto “PIC” visa promover o bem estar do educando e desperta-lo para ações de cidadania por meio de trabalho interdisciplinar.
O principal objetivo de um trabalho de Iniciação Cientifica é demonstrar que o aluno possui:
• Conhecimento sobre a bibliografia geral da área de concentração;
• Conhecimento da bibliografia específica do tema de pesquisa selecionada;

PROJETOS DAS ATIVIDADES CULTURAIS E DE LAZER

Realização de passeios, excursões, comemorações sociais e cívicas, gincanas, semana da criança, feira cultural, feira de ciências, feira literária, festa da primavera, festa junina, festa do folclore, exibição de filmes e seções de leitura.
-Passeios e Excursões
Teatro, zoológico, parques e museus, etc.
Enriquece o conhecimento, propicia integração, estimula a criatividade, etc.
-Comemorações Cívicas e Sociais
Nas datas comemorativas oficiais e nos aniversários.
Estimula o civismo, amor à pátria e ao próximo.
-Gincanas
Na semana da criança
Desenvolve a integração entre os alunos, os pais, o espírito coletivo e o respeito às regras.
- Feira Cultural, Feira de Ciências, Feira Literária
Desenvolve a criatividade e a cultura e permite entrosamento entre alunos, professores e demais funcionários da escola.
-Festa do Folclore, da Primavera e Festa Junina.
Permite a integração, escola, alunos, famílias e comunidade, valorizando nossa cultura.
-Exibições de filmes e seções de leitura
Na biblioteca e na sala de multimeios, com uso de livros diversos, TV e vídeo.
Estimula a leitura, a produção de textos escritos e orais e desenvolve a criatividade.