Objetivos do Curso de Ensino Fundamental

Conscientizar os educandos de que o conhecimento adquirido durante o curso de Ensino Fundamental possibilitará a transformação de si mesmo e da Sociedade na qual ele participa. Desta forma, ele valorizará o “aprender” em todos os aspectos, pois valorizando o que tem, será capaz de exigir, de posicionar-se perante o outro, tornando-se competente e ativo, podendo emancipar-se e, consequentemente, emancipar a Sociedade em que está inserido. São objetivos gerais do Ensino Fundamental além dos que convergem para os fins mais amplos da Educação Nacional, expressos na Lei nº 9394/96:
Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de valores.

Ensino Fundamental I
Atendendo às orientações dos PCNs, o diálogo entre as diversas disciplinas e as propostas referentes aos temas transversais garantem um processo ensino-aprendizagem mais completo e integrado para a formação de alunos-cidadãos.
Nesta fase, o aluno começa a tomar contato com novas realidades, por isso, é estimulado a relacionar os conteúdos com o seu cotidiano. Atividades paralelas e projetos, além de tornarem o aprendizado mais significativo, estimulam o compartilhar de conhecimento, a cooperação e o trabalho em grupo.

Ensino Fundamental II

Nessa fase, o educando é estimulado a ter interesse pelo conhecimento. Propostas diversificadas de trabalho como pesquisas, atividades de expressão oral, entrevista, passeios e visitas, construção de maquetes e painéis, debates e ações junto à comunidade favorecem o raciocínio crítico, a reflexão e a sociabilidade.
São desenvolvidos projetos que aliam os conteúdos às situações do dia a dia, bem como favorecem a autonomia e a participação construtiva do aluno. Os educadores trabalham com assuntos polêmicos e atuais, que incitam debates dentro e fora da sala de aula.